18
Jan 11
publicado por ahaliteratura, às 15:39link do post | comentar

novidades editoriais pela voz do editor:

 

- Simone de Beauvoir Olhares sobre a Mulher e o Feminino
org. de Isabel Capeloa e António Cândido Pimentel, professores da Universidade Católica de Lisboa.
Simone de Beauvoir foi, como se sabe, uma figura ímpar da vanguarda que não só abriu caminho a uma nova maneira de fazer história como veio dar um contributo fundamental para um novo posicionamento da mulher na história da humanidade.
Este livro que reúne importantes intervenções nas áreas da Filosofia, Literatura, Artes, Cinema e Media, mais do que um registo exaustivo da sua obra ou do seu pensamento, interroga oefeito Beauvoir, ou seja, o contributo da pensadora no âmbito social, politico e cultural e o seu legado para os feminismos contemporâneos.
- A Vida e o Resto de Joaquim Vital
Último livro deste autor que para além da sua própria escrita desenvolveu em França, através da sua editora, Les Editions La Diference, um notável trabalho em prol do conhecimento e divulgação da literatura portuguesa.
Falecido prematuramente em Fevereiro do ano transacto, apenas com 62 anos, Joaquim Vital foi também um contestatário do regime salazarista vendo-se, por isso, obrigado a exilar-se muito cedo.
Pelos relevantes serviços que prestou à cultura portuguesa será homenageado no âmbito da Fundação Calouste Gulbenkian, quando se cumprir um ano sobre a sua morte (Fevereiro próximo), com a presença da sua viúva, Colette Ulbricht e de muitas personalidades literárias que tiveram o privilégio de o conhecer e muito o admiravam.
Do livro, diz Urbano Tavares Rodrigues: "A escrita de Joaquim Vital, entre o erudito e leveza, recheada de marcas do nosso tempo, erotismo, permissividade dos costumes, compreensão de todas as diferenças, presença do amor, dos vários amores em todas as histórias, sobressai ainda pela tolerância, o amor à liberdade e uma suave ironia e humor que lhe está subjacente."
Ao vosso inteiro dispor para o mais que entenderem necessário, sou, com os meus melhores cumprimentos e votos de um bom ano,
O Editor
Assírio Bacelar

Sinopse
"Ah, a Literatura!" é o novo programa de livros do Canal Q. Organizado numa lógica de clube de leitura, o programa destacará semanalmente um livro, lido e analisado por ambos os anfitriões, que procurarão acompanhar as novidades editoriais. Todos os episódios contarão com a presença de um convidado ligado ao mundo editorial e com uma série de rubricas rotativas.
Pesquisa
 
Arquivos
blogs SAPO